Criatividade: O que fazer e o que não fazer

criatividadeVamos dar dicas diretas e objetivas do que fazer para estimular a sua criatividade de manhã cedo e o que não fazer.

Começamos de forma assertiva: O que fazer:

1 Tire o peso

Antes qualquer coisa, calibre seus primeiros pensamentos. Em outros termos, pare de encarar o início de um novo dia com tanta ansiedade, medo e frustração. “Acordar cedo é acordar cedo, não é melhor, nem pior. É só acordar”, afirma Eduardo Shinyashiki, consultor de carreira.

Esforce-se, portanto, para apreciar o que está a sua volta – do sol que entra pela janela até a água que escorre pelo corpo durante o banho.

“Em vez de alimentar a rotina de levantar com pressa, dedique 15 minutos para sentar e olhar as pessoas que dividem a vida com você”, sugere o especialista. E, como ele aconselha, faça de cada manhã uma celebração.

2 Faça uma atividade física 

Uma medida para começar o expediente já prevenido contra o stress é investir em atividade física. “Você deixa o stress na academia, na pista ou na praia”, diz Fernando Camilo, sócio da Kaminarh Consulting, que mora no Rio de Janeiro.

“O exercício aeróbico oxigena o cérebro e diminui o cortisol no sangue”, descreve Luis Fernando Garcia, autor do livro “O cérebro de alta performance” (Editora Gente).

Quando combinada com uma boa noite de sono, a prática de exercícios faz toda a diferença na produtividade, segundo o especialista.

3 Alimente-se

Para encarar o dia, é preciso de energia. Ou seja, café da manhã é indispensável. Afinal, como já diziam sua avó ou mãe, “saco vazio não para em pé”, brinca Garcia. Um cardápio rico em frutas e cereais pode ser uma boa pedida.

4 Coloque coordenadas no dia

Aclamada por especialistas de gestão do tempo, a “ingênua” lista de tarefas do dia é uma “poderosa” ferramenta da neurociência para que seu cérebro não surte no meio do expediente.

“O ser humano não funciona se não visualizar uma saída”, afirma Garcia. “Quando você materializa no papel tudo o que precisa fazer, em vez de circuitos desencontrados, você reduz a ansiedade”.

Em outros termos, a lista de tarefas cumpre o mesmo papel de um mapa recheado de coordenadas para que seu cérebro encontre foco para as horas que estão por vir.

“Quando você sistematiza o dia, o cérebro cria um caminho para como o dia vai funcionar”, diz o especialista.

Não é preciso muito para traçar este roteiro. Liste as atividades que devem ser feitas no dia usando verbos de ação no infinitivo e coloque um parâmetro de tempo para cada atividade. Por exemplo, fazer 10 ligações em 45 minutos.

Depois, eleja uma ou duas tarefas que “farão seu dia” caso as concretize. “Quando a gente conclui uma coisa importante, temos uma leve sensação de satisfação”, afirma Garcia.

Cuidado para não enumerar tudo – ou cair na tentação de fazer de todas as tarefas uma prioridade. Do contrário, seu mapa do dia pode desembocar em mais ansiedade e frustração.

5 Adiante os ponteiros 

Agora, se você, de fato, quer começar a labuta com o pé direito, trate de rumar para o trabalho alguns minutos mais cedo. “Deus ajuda quem cedo madruga”, brinca Fernando. “Se você sai com antecedência, já sai tranquilo”.

Lembre-se: “Trabalho não deve ser agonia. Deve ser satisfação, um local de realizações”, diz o especialista.

6 Registre seus sonhos

Todos os dias, religiosamente, assim que acordava, o cineasta italiano Federico Fellini já começava a desenhar. Nos contornos estavam as imagens que povoaram a mente dele durante o sono.

O resultado, apresentado mundo afora hoje em exposições, eram cenas improváveis, mas, quase sempre, providas de uma lógica incrível.

No hábito do diretor de “A doce vida” pode estar um segredo precioso para quem quer estimular a criatividade.

Grosso modo, a experiência onírica é produto da intensa atividade cerebral enquanto dormimos e, possivelmente, está relacionada com a aprendizagem e consolidação das memórias.

“Ao escrever ou desenhar, você traz essas ideias que surgem nos sonhos para o seu consciente. É um meio de exercitar a criatividade”, diz Gisela Kassoy, especialista no assunto.

7 Repasse os projetos

Enquanto lista as atividades prioritárias do seu dia, aproveite para relembrar os projetos que terá que trabalhar nos próximos dias ou meses e para os quais você precisará de ideias. “É uma meio de incubá-los na sua mente”, diz a especialista.

Com isso, seu cérebro, sutilmente, começa a trabalhar em cada uma dessas questões. “Ao dar essa alinhada na cabeça, as ideias virão mais facilmente”.

8 Fuja da rotina

Por conta do tempo diminuto, muita gente liga o piloto automático durante as manhãs com o objetivo de fazer o tempo render. Mas uma boa tática para estimular o cérebro está exatamente na quebra da rotina. Vale até tentar escovar os dentes com a outra mão, por exemplo, segundo a especialista.

E o que não fazer:

O que não fazer

Se a postura é, tão logo desliga o despertador, correr para o Facebook, atenção: este hábito pode comprometer as horas que estão por vir. “Em vez de preparar sua mente para um dia de trabalho, você a está dispersando”, diz Gisela.

Fontes:

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/3-dicas-para-estimular-a-criatividade-logo-de-manha

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/5-coisas-para-fazer-todas-as-manhas-e-ser-mais-produtivo

Depois destas dicas, como anda a sua criatividade quando acorda?

Só no sonhos?

Ainda com sono?

Sem nem querer saber de nada novo?

Como chegar a um caminho diferente se todos os dias faz as mesmas coisas?

Criatividade/inovação/mudança. São armas para o seu crescimento!

#Ficaadica

____________________________________________________

Article by Gustavo Rocha

GestãoAdvBr CEO – Consultancy on Strategic Management and Technology

Bruke Investimentos CEO – Business, Valuation, M&A, Opportunities, Market Business and more.

Mobile: [51] 8163.3333 |

Contact: gustavo@gestao.adv.br [Mail, Skype, HangOut, Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram, Youtube]  |

Web: www.gestao.adv.br | www.bruke.com.br |

Anúncios

Marcado:,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s