Caio Fernando Abreu e o seu negócio

CaioCaio Fernando Abreu, poeta, escritor, um leitor das mentes e sentimentos humanos. Sua profundidade ao escrever faz a mente girar 180 graus.

Divido um texto destes:

Olha, eu sei que o barco tá furado e sei que você também sabe, mas queria te dizer pra não parar de remar, porque te ver remando me dá vontade de não querer parar também.Tá me entendendo? Eu sei que sim. Eu entro nesse barco, é só me pedir. Nem precisa de jeito certo, só dizer e eu vou. Faz tempo que quero ingressar nessa viagem, mas pra isso preciso saber se você vai também. Porque sozinha, não vou. Não tem como remar sozinha, eu ficaria girando em torno de mim mesma. Mas olha, eu só entro nesse barco se você prometer remar também! Eu abandono tudo, história, passado, cicatrizes. Mudo o visual, deixo o cabelo crescer, começo a comer direito, vou todo dia pra academia. Mas você tem que prometer que vai remar também, com vontade! Eu começo a ler sobre política, futebol, ficção científica. Aprendo a pescar, se precisar. Mas você tem que remar também. Eu desisto fácil, você sabe. E talvez essa viagem não dure mais do que alguns minutos, mas eu entro nesse barco, é só me pedir. Perco o medo de dirigir só pra atravessar o mundo pra te ver todo dia. Mas você tem que me prometer que vai remar junto comigo. Mesmo se esse barco estiver furado eu vou, basta me pedir. Mas a gente tem que afundar junto e descobrir que é possível nadar junto. Eu te ensino a nadar, juro! Mas você tem que me prometer que vai tentar, que vai se esforçar, que vai remar enquanto for preciso, enquanto tiver forças! Você tem que me prometer que essa viagem não vai ser a toa, que vale a pena. Que por você vale a pena. Que por nós vale a pena.
Remar.
Re-amar.
Amar.

E a gestão?

Neste texto, que numa primeira leitura pode se tratar de algo pessoal, tem elementos profissionais fundamentais.

Vejamos:

Olha, eu sei que o barco tá furado e sei que você também sabe, mas queria te dizer pra não parar de remar, porque te ver remando me dá vontade de não querer parar também.Tá me entendendo?

Ou seja, independente do mercado, se houver uma liderança, as pessoas vão te seguir, tá entendendo?

E continua:

Não tem como remar sozinha, eu ficaria girando em torno de mim mesma. Mas olha, eu só entro nesse barco se você prometer remar também!

Não basta mostrar o caminho, tem que caminhar também. Líder é aquele que não apenas aponta o caminho, mas faz junto, acompanha, sente o mercado.

Eu te ensino a nadar, juro! Mas você tem que me prometer que vai tentar, que vai se esforçar, que vai remar enquanto for preciso, enquanto tiver forças! Você tem que me prometer que essa viagem não vai ser a toa, que vale a pena. Que por você vale a pena. Que por nós vale a pena.

E não vale somente pro líder, vale para os funcionários também. Tem que querer estar junto, tem que perceber que ambos devem buscar os ideiais da empresa. O líder ensina, mas quer a promessa de aprender daquele que vai ser liderado.

E mais, compreender que por nós – funcionário e liderança em prol da empresa – podemos crescer por valer a pena.

Enfim:

Remar.
Re-amar.
Amar.

Quer dizer, estar desenvolvendo o crescimento em conjunto, reaprendendo a construir uma nova empresa todos os dias, através do amor, perdão e novas ideias.

E daí?

Já aprendeu a amar o seu negócio?

#Ficaadica

____________________________________________________
Article by Gustavo Rocha
GestãoAdvBr CEO – Consultancy on Strategic Management and Technology
Bruke Investimentos CEO – Business, Valuation, M&A, Opportunities, Market Business and more.
Mobile: [51] 8163.3333 |
Contact: gustavo@gestao.adv.br [Mail, Skype, HangOut, Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram, Youtube]  |
Web: www.gestao.adv.br | www.bruke.com.br |

Anúncios

Marcado:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s