Email, Facebook, Twitter. Qual o melhor marketing?

emailUma pesquisa realizada nos Estados Unidos apontou que o email marketing continua sendo uma fonte poderosa de vendas, chegando a vender mais do que 40% frente ao Facebook e ao Twitter.

Uma realidade que penso que já mudou, apesar da pesquisa ser recente.

Vejamos primeiramente a reportagem:

Se a sua caixa de e-mails permanece lotada de mensagens publicitárias – apesar de você estar cada vez mais ativo nas redes sociais -, entenda que isso acontece por um motivo muito simples: segundo pesquisa da consultoria McKinsey&Company, o uso do e-mail para atingir o consumidor é 40 vezes mais eficiente do que Facebook e Twitter juntos. 

O estudo baseia-se no comportamento digital dos norte-americanos, entre os quais 91% consultam o correio eletrônico diariamente e se mostram três vezes mais propensos a adquirir produtos por este canal em relação às redes sociais. A maioria dos entrevistados, entretanto, prefere acionar os os buscadores para pesquisar e definir suas compras online.

A consultoria destaca que as empresas não devem entender o resultado do estudo como um incentivo para aumentar o bombardeio de spams. Até porque o comportamento do consumidor tem apresentado mudanças. De acordo com a pesquisa, o tempo médio dispensado ao e-mail caiu 20% entre 2008 e 2012 e passou a ser dividido com aplicativos nos smartphones e tablets.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/39886/39886

Discordo veementemente da pesquisa.

Cada vez mais temos mensagens indesejadas capturadas no spam de nossos servidores.

Cada vez mais lemos menos algo que chega ao nosso encontro sem que tenhamos pedido por isto.

Cada vez mais buscamos conteúdos atrativos a nossa realidade e não qualquer coisa que seja enviada será lida.

Cada vez mais bloqueamos mensagens que recebemos por email como spam, ou seja, não iremos receber mais nada daquele fornecedor, seja pelo email que ele cadastrou para enviar, seja por palavras chave e a nossa tolerância para email é muitas vezes menor do que aceitarmos uma propaganda no Facebook, por exemplo.

Aliás, cada vez mais temos menos tempo para ler as coisas que não pedimos, pois vivemos em um excesso de informação.

Penso que a única maneira de vender por email é através do preço – tem que ser muito baixo mesmo – e com risco de denegrir a sua marca e isto não é marketing, isto é apenas propaganda.

Aliás, chamar de email marketing é um erro grosseiro. Deveria ser chamado de email propaganda com o menor preço e qualidade questionável.

Se queremos ter o marketing como aliado, nossa primeira tarefa é ofertar conteúdo, ofertar notícias, ofertar novidades que possam ser úteis a quem as recebe.

Isto vale para qualquer ferramenta social, uma vez que no Facebook e Twitter somos escolhidos, não somos nós que escolhemos.

Se o usuário nos vê como algo que informa, produz bom conteúdo, o preço será levado em conta, mas não será a única opção.

Ao passo que se procuro vender apenas pelo menor preço, não tenho outro atributo para a venda, então, alguém que consiga preço melhor (mesmo que seja através de trabalho escravo), irá desbancar o meu negócio.

Pense e repense suas estratégias de marketing on line.

Mandar por email um convite para um evento, por exemplo, pode ser email marketing. Agora, enviar ideias de produtos, ações judiciais/testes, etc, além de ser vedado pelo código de ética da OAB, é um tipo de propaganda descarada que o resultado é apenas de preço e não de fixação de marca e continuidade nas vendas.

Basta comparar com o senso comum: Quando você pensa num produto vindo da China pensa em quê: Qualidade ou preço? E se o produto vier da Alemanha, pensa em qualidade ou preço?

E agora pense: Quero ser uma Alemanha ou uma China no meu negócio ?

A resposta irá lhe dizer como conduzir o marketing daqui pra frente.

Use as redes sociais e até por email, mas com estratégia, visão de negócio, conteúdo e pensamento de que o consumidor do seu produto/serviço não é alguém burro que compra apenas por instinto animal. Ele é um ser pensante que quer comprar/ter um serviço de qualidade por um preço justo.

#Ficaadica

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Article by Gustavo Rocha
GestãoAdvBr CEO – Consultancy on Strategic Management and Technology
Bruke Investimentos CEO – Business, Valuation, M&A, Opportunities, Market Business and more.
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Um pensamento sobre “Email, Facebook, Twitter. Qual o melhor marketing?

  1. DVH Advogados 17 de fevereiro de 2014 às 21:22 Reply

    Republicou isso em DVH Advogadose comentado:
    E você?

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