Os três obreiros #DepartamentoAsQuintas

igreja-em-construcao-1Precisamos sempre saber para onde vamos, senão nenhum vento poderá nos ser favorável, já afirmou Sêneca.

Em inúmeras empresas as pessoas trabalham apenas pelo trabalho em si, sem saber o real porque de estarem trabalhando.

Sua noção acerca da atividade que exerce é limitada a atividade e no máximo com os colegas do lado. Ao buscar mudanças, ficam apavorados, afinal, mudaria as atividades que hoje fazem sem a noção de contexto.

Aliás, noção do contexto é algo que muitas empresas precisam incentivar. Quando o colaborador sabe de toda a engrenagem ele consegue perceber a importância do seu próprio trabalho, por menor ou mais repetitivo que possa ser.

O texto abaixo é uma excelente reflexão para isto.

OS TRÊS OBREIROS

Três operários preparavam pedras para a construção de um grande Templo.
Aproximei-me do primeiro e perguntei-lhe, fitando-o com simpatia: Que estais fazendo, meu amigo? – Preparo pedras! – respondeu-me secamente.

Encaminhei-me para o segundo e interroguei-o do mesmo modo. Trabalho pelo meu salário – foi a resposta. Dirigi-me então, para o terceiro e fiz a mesma pergunta com que já havia interpelado os outros dois.

Que estais fazendo, meu amigo? – O operário, fitando-me cheio de alegria, respondeu-me com entusiasmo: Pois não vês? Estou construindo uma Catedral (um Templo).

Reparem, meus amigos, no modo tão diverso como cada operário cumpria o seu dever.

O primeiro desobrigava-se de uma tarefa, para ele, material e grosseira; o segundo não visava senão o dinheiro as receber pelo trabalho; e o terceiro contemplava o ideal.

Escravos seremos se, à semelhança do operário, limitarmos a nossa vida à luta diária.

Entre os ambiciosos nos incluiremos se contemplarmos somente o lucro imediato de nossos esforços.

Felizes, serão porém, aqueles que vivem, lutam e sofrem por um ideal.

Jayro Duppre Lacerda
(In memorian)

Quais são os ideais da sua empresa?

Qual o real contexto do seu negócio?

O que você tem feito para que seus colaboradores possam compreender em construir uma igreja ao invés de apenas uma parede ou simplesmente de trabalhar por trabalhar?

Quem sabe este seja o seu desafio para 2014? Topas?

#Ficaadica

____________________________________________________

Article write by Gustavo Rocha

GestãoAdvBr CEO – Consultancy on the Strategic Management and Technology

Bruke Investimentos CEO – Business, Valuation, M&A, Opportunities, Market Business and more.

Mobile: [51] 8163.3333 |

Contact: gustavo@gestao.adv.br [Mail, Skype, HangOut, Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram, Youtube]  |

Marcado:, , ,

Deixe um comentário

