Processo Eletrônico: Certificado digital, sistemas operacionais e navegadores

certificadoQuem usa o processo eletrônico (dependendo do tipo, óbvio), sabe que necessita usar um certificado digital para trabalhar dentro desta nova realidade.

Um estudo em sistemas operacionais e navegadores da Certisign apresentado aos membros da Comissão de Processo Eletrônico da OABRS trouxe um mapa de como podemos resolver problemas cotidianos da certificação digital.

Vamos ao levantamento:

Sistemas Operacionais

 

Navegadores

 

Windows XP

Windows Vista 32/64 Bits

Windows 7 32/64 Bits

Windows 8 32/64 Bits

MAC OS Snow Leopard

      MAC OS Lion

Internet Explorer 6,7,8,9 e 10

Mozilla Firefox 19.0.x

Google Chrome 26.0

      Safari 5.1.x (Somente MAC OS Snow Leopard e Lion)

No Sistema Operacional Windows, é possível solicitar, emitir, renovar e utilizar certificados com qualquer navegador, no entanto, foram encontrados problemas para o seguinte cenário:

– Para realizar a solicitação de um certificado no sistema operacional Windows 8 com Internet Explorer 10, é necessário habilitar o modo de compatibilidade através do navegador.

– Utilizando Windows Vista 64 Bits com navegador Internet Explorer 7, as CSPs não foram listadas impossibilitando a emissão.

– Para que o processo de renovação seja concluído com sucesso em ambiente Windows com navegador Mozilla Firefox (Independente da versão), é necessário seguir os seguintes passos:

Configurar o certificado para a utilização no Mozilla Firefox, sendo que no caso de certificado A1, deve se importar o arquivo no formato PFX, em caso de certificado A3, deve-se apontar o caminho da biblioteca PKCS11 da CSP utilizada.

Após a configuração do certificado, devem-se importar as hierarquias de certificação na base de dados do Mozilla Firefox.

Após a importação dos certificados, deve-se definir permitir que o Firefox faça a renegociação irrestrita para sites seguros (HTTPS) através do menu “about:config”.

No Sistema Operacional MAC OS é possível solicitar e utilizar certificados já emitidos, porém, não é possível realizar a emissão ou a solicitação da renovação de um certificado. Outras características:

– O teste de dispositivo não é compatível com MAC OS.

– É recomendada a utilização do certificado no navegador Mozilla Firefox, pois suporta todas as CSPs (no caso de certificados A3) e também oferece suporte para certificados A1.

-Não é possível utilizar certificados armazenados em hardwares que utilizam Safesign nos navegadores Safari e Google Chrome, isso acontece, pois essa CSP não tem integração com o KeyChain do MAC.

Observamos também que uma série de erros “pontuais” aconteceu, porém foram resolvidos após a atualização do JAVA para a versão 6 ou superior.

Pelo tipo de testes realizados e pelos resultados encontrados, podemos considerar que o cliente final pode utilizar praticamente qualquer Sistema Operacional Windows com qualquer navegador, já a utilização com Sistema Operacional MAC OS é mais limitada.

Podemos concluir também que a maioria dos erros apresentados em todos os cenários se devia a configurações de rede e também a versões desatualizadas do JAVA, não caracterizando uma incompatibilidade entre Navegador e Sistema Operacional.

Fonte: Recebido por email da própria Certisign

Para acessar o relatório completo, clique aqui.

Importante analisar cada item demonstrado e como você está no seu parque de máquinas e sistemas operacionais.

Vai comprar um computador?

Agora já sabe o que funciona, o que não funciona e dicas para ajustes.

Mais importante que estar preparado é saber como se preparar adequadamente.

#ProcessoEletronico  #Ficaadica

______________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr

www.gestao.adv.br  |  gustavo@gestao.adv.br

Anúncios

Marcado:, , , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s