Modismos e o trabalho. Qual o conceito?

Seis funcionários do forum de Novo Hamburgo/RS (Grande Porto Alegre) foram demitidos depois de dançarem Harlem Shake em cima de processos.

Tal situação noticiada no jornal Zero Hora causou polêmica entre algumas pessoas. Muitas no sentido de estar a decisão acertada, outras de ser um exagero frente ao que foi feito.

Primeiramente, vamos estabelecer o que é harlem shake, segundo a Wikipédia:

O Harlem Shake (Inglês: Shake significa se requebrar), é um hit da Internet ou um Meme que obteve enorme sucesso em Fevereiro de 2013. A música original foi desenvolvida por Baauer.

O vídeo viral que começou a febre do Harlem Shake pelo mundo foi postado no YouTube no dia 02 de fevereiro de 2013. Nele, mostra-se apenas 36 segundos da música original e mostra, também, quatro amigos dançando com um vestido de ET, outro vestido de Power Rangers, outro vestido de Chinês e o último vestido com uma roupa Cor de rosa. O sucesso desse vídeo causou grande apreciamento pelo mundo todo, fazendo o viral ser reproduzido com elementos diferentes por centenas uploaders e vistos por milhões de pessoas em muito pouco tempo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Harlem_Shake_%28meme%29

A reportagem esboça bem o ocorrido:

Os seis funcionários da 2ª Vara Cível de Novo Hamburgo que participaram de um polêmico vídeo fazendo um Harlem Shake (dança hit na internet) por cima de processos em um cartório do tribunal foram demitidos na tarde desta terça-feira. Segundo a diretora da unidade, Traudi Beatriz Grabin, a justificativa foi por um “comportamento inaceitável”. Os envolvidos não eram concursados, apesar de prestar serviço público.

Os envolvidos no vídeo foram ouvidos durante a tarde. Por isso, o cartório ficou fechado e os prazos foram estendidos.

De acordo com a diretora, os funcionários justificaram o vídeo, montado após o expediente, como uma “brincadeira que fez parte da onda mundial”, não tendo a intenção de fazer qualquer tipo de deboche. Mesmo assim, Traudi afirmou que “a dança não é uma medida condizente com a que o servidor deve manter”.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/04/justica-demite-funcionarios-apos-harlem-shake-em-forum-de-de-novo-hamburgo-4107983.html

Ainda como consequencia, vão estatizar o cartório:

Estatização da 2ª Vara Cível
de Novo Hamburgo será antecipada

A estatização do cartório da 2ª Vara Cível de Novo Hamburgo, prevista para o mês de maio, será antecipada e ocorrerá até o final da próxima semana.

O anúncio foi feito nesta manhã pela Corregedoria-Geral da Justiça nesta manhã (17/4).

A medida foi adotada depois que funcionários contratados (não concursados) postaram na Internet vídeo em que dançam o Harlem Shake em cima de processos que tramitam no cartório.

Os Juízes-Corregedores Gisele Anne Vieira de Azambuja, Ana Cláudia Cachapuz Raabe e Leandro Raul Klippel estiveram na Comarca e conversaram com a Escrivã e com servidores que não participaram da gravação, e decidiram implementar com a máxima brevidade a estatização do cartório, que passará a contar somente com servidores que prestaram concurso público.

Fonte: http://www1.tjrs.jus.br/site/imprensa/noticias/?idNoticia=208607

 

Assista o vídeo:

Harlem Shake  (http://videos.clicrbs.com.br/rs/gaucha/video/radio-gaucha/2013/04/justica-vai-investigar-danca-funcionarios-foro-novo-hamburgo-cima-dos-processos-16-04-2013/18898/)

 

Depois de toda esta informação, qual a sua opinião?

Ao me fazer a mesma pergunta, me fiz mais uma: Qual o conceito de trabalho?

Seria algo chato, entediante?

Seria algo em que se pode fazer qualquer coisa?

Em ambas as respostas, penso que há equívocos.

De um lado, sabemos que o local de trabalho é local de trabalho. De outro, um meme mundial pede uma brincadeira.

Não apenas por se tratar de um forum, um local mais sério ainda, mas unicamente por ser um ambiente de trabalho.

De minha parte, penso que o local público (forum é um local público), isto não deve ocorrer. Em empresas privadas, com devida anuência da chefia, penso que pode ser uma excelente descontração, brincadeira.

Ainda um pensar de outra forma sobre o tema:

Será mais grave dançar em um ambiente de processos ou os processos demorarem meses, anos para serem movimentados/julgados?

Será mais grave a dança de um meme mundial ou a dança que milhares de pessoas sofrem todos os dias com processos parados, julgados de qualquer jeito e sem critérios?

Um erro não justifica o outro, mas é importante o pensar a respeito.

Agora, o que realmente me remete a uma reflexão é: Qual o conceito do trabalho hoje?

Parece-me que muitas pessoas pensam que trabalho é o local onde fizemos sacrifícios para ganhar dinheiro. Se for para ser assim, está explicado esta mania de querer ganhar dinheiro sem trabalhar que muitas pessoas tem.

Para mim, trabalho está nas palavras de Khalil Gibran: O trabalho é o amor feito visível.

Não que seja um workholic e queira apenas me dedicar ao trabalho, mas amo o que faço.

Temos que começar a aprofundar as leituras que fizemos da vida. Não apenas uma notícia ou uma questão de pode ou não pode. Não apenas uma dança que imitou um meme mundial.

É mais do que isto.

Trata-se de conceito basilar, fundamental, que se aprende com os pais em casa. Não na escola ou na universidade, mas na educação essencial, como a de caminhar. E ainda mais: Se aprende vendo nossos pais, através daquilo que eles fazem.

Talvez por isto esta nova geração não consiga pensar em conceitos, falta-lhe exemplos.

#Ficaareflexão

______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestãoAdvBr
http://www.gestao.adv.br gustavo@gestao.adv.br

Anúncios

Marcado:,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s