Como ser mais criativo?

Uma reportagem da Exame.com temos cinco personalidades brilhantes expondo sobre a criatividade.

Como sabemos, a criatividade hoje em dia é um dos termos quase obrigatório no mercado de trabalho.

Afinal, o que é ser criativo? E como evoluir neste sentido?

EXAME.com selecionou algumas das frases ditas por personalidades notavelmente criativas da ciência, negócios e arte citadas por Tina no livro e listou alguns dos conceitos essenciais, segundo a professora de Stanford, para ser um autor da inovação na sua carreira e vida.

Albert Einstein, cientista “Se eu tivesse uma hora pra resolver um problema e minha vida dependesse dessa solução, eu passaria 55 minutos definindo a pergunta certa a se fazer”

Motivo? Ele mesmo responde: “Porque quando eu soubesse a pergunta correta, poderia resolver o problema em menos de cinco minutos”. E isso não era possível apenas porque Einstein era dono de um cérebro mais complexo que o das pessoas normais, como afirmam alguns pesquisadores. 

Ao contrário. A autora explica que “criamos molduras para o que vemos, ouvimos e experimentamos o dia inteiro; e essas molduras tanto informam quanto limitam a forma como pensamos”. 

Segundo ela, questionar o que vemos ou tentar revolucionar o nosso ponto de vista (nem que seja a partir de um ângulo um pouco maior ou menor do que aquele estamos inicialmente) pode ser a chave para a solução de um problema, para o surgimento de uma ideia nunca vista. 

Dica: Como as crianças que em determinada idade só sabem perguntar o porquê das coisas, reavalie os enquadramentos que você empresta para conceber o mundo. Para isso, busque compreender os pontos de vistas de outras pessoas e questione os seus próprios. 

Marissa Mayer, CEO do Yahoo!  “A criatividade ama limites”

Ao contrário do que se pensa, criatividade não é resultado de um ambiente anárquico. “Em algumas situações, a alta pressão leva à alta criatividade e as pessoas se sentem em uma missão”, afirma Tina no livro. Mas para que isso aconteça é importante que o objetivo seja claro. 

Para confirmar esta tese, Tina descreve os bastidores da organização do “Leilão pela América”, lançado pelo eBay para ajudar as famílias das vítimas dos atentados de 11 de setembro. O projeto que levaria cerca de 20 semanas para ficar pronto em condições normais, saiu do papel em, pasmem, três dias.

“Os membros da equipe sentiam que estavam em uma missão, com um objetivo focado e importante”, diz.

Dica: Crie regras para o jogo da criatividade. Determine prazos, por exemplo, para parir suas ideias. Mas, antes, determina um sentido para isso – com um sistema claro de recompensas.

Henry Ford, empresário “O fracasso é somente a oportunidade de começar de novo, de forma mais inteligente”

Criatividade exige mente e corpo para bem longe do espaço que chamamos de zona de conforto. De acordo com a autora, experimentar, mesmo com a possibilidade de resultados incertos, é essencial para que propostas inovadoras sejam paridas. 

Com base na rotina dos cientistas, ela cita o seguinte ditado: “Ser gênio é ter a habilidade de cometer mais erros no menor período de tempo”. E por quê? “Cada experiência – funcionando como esperado ou não – fornece informação importante no caminho para as ideias inovadoras”, afirma a professora de Stanford no livro. 

Dica: Não tenha medo dos riscos que cada nova experiência pode trazer. Segundo a especialista em criatividade Gisela Kassoy disse em um dos vídeos de carreira, erros fazem parte do processo criativo e é, sim, possível errar de um jeito certo, veja como.

Matthew May, escritor “O pensamento que leva à descoberta requer que você ultrapasse (…) sua linha de pensamento padrão e linear”

Embora clichê, a ideia sobre pensar fora da caixa não é gratuita. De acordo com a especialista, é essencial fugir do óbvio. E um bom caminho para isso é conectar ideias que, aparentemente, não tem nenhuma relação óbvia. 

“Essencialmente, você precisa ser capaz de reorganizar e rearranjar as coisas que conhece e os recursos que possui para ter novas ideias”, diz a autora no livro. 

Daí a importância de estar aberto a diferentes pontos de vistas e experiências. Quanto mais acesso a novas situações, mais chances de fazer conexões que podem desembocar em boas ideias. 

Dica Crie o hábito de fazer associações improváveis. As invenções que surgirem podem não ser práticas, diz Tina, “mas cada uma abre a porta para novas ideias que podem ser”. Outro exercício válido é fazer metáforas e analogias. “Quando se compara uma coisa à outra, descobrem-se paralelos fascinantes que abrem um mundo de novas ideias”.

Twila Tharp, coreógrafa “Começo todas as danças com uma caixa”

Em seu livro “O hábito criativo”, Twila Tharp, um dos principais nomes da dança contemporânea, descreve seu método para elaborar uma coreografia: juntar em um só espaço todos os objetos que farão parte do conceito da dança – e isso inclui notícias, fotos, CDs, livros e obras de arte que podem inspirá-la.

Por trás deste método, explica a professora de Stanford, está uma lição crucial para quem quer ser mais criativo: esteja atento aos detalhes. “A observação focada é a chave para adquirir conhecimento valioso sobre o mundo ao seu redor”, escreve. 

Dica: Fique atento aos detalhes de tudo – até mesmo de objetos, situações ou informações que não têm qualquer relação com sua rotina. É das minúcias que ninguém nunca notou que você pode descobrir as melhores ideias. 

Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/como-ser-mais-criativo-segundo-5-pessoas-brilhantes?page=1

 

E quais destas ideias você usa?

Ser criativo é antes de tudo pensar, para poder criar.

O que você tem feito a respeito?

______________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestãoAdvBr

www.gestao.adv.br  |  gustavo@gestao.adv.br

Anúncios

Marcado:,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s