7 dicas orçamentárias para 2013

Quando pensamos em orçamento, pensamos em receita, despesa, lucro, saldo, enfim, números. E mais, o que fazer com eles.

Existem muitos artigos buscando ensinar a receita certa, aquela que não falha nunca.

Penso que somente uma receita é certa: Gaste menos do que você ganha. Assim, sempre poderá investir ou gastar naquilo que quiser.

Óbvio, se fosse tão simples, todos fariam e não teríamos dificuldades financeiras. Ocorre que precisamos correr riscos, precisamos buscar empréstimos, crescer, contratar, enfim, fazer o negócio girar.

As dicas orçamentárias abaixo são generalistas, contudo merecem ser pensadas no plano pessoal e profissional. Quando nos permitimos pensar, abrimos a possibilidade de planejamento, execução e crescimento.

Vamos as dicas:

1- Aposentadoria: aumente suas contribuições para uma futura aposentadoria, para garantir que você tenha uma boa quantia quando precisar. O educador financeiro e presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos, recomenda analisar o quanto se ganha e por quanto tempo se pretende manter o padrão de vida atual para escolher o melhor plano de previdência. 

2- Plano de Saúde: caso você não tenha um, considere contratar uma operadora de plano de saúde, pois dessa forma é possível economizar em despesas médicas. Domingos lembra que os gastos com a saúde aumentam junto com a idade, por isso vale procurar um plano que caiba no bolso e atenda às necessidades do usuário.  

3- Economia: procure guardar uma quantidade de dinheiro todos os meses. “O importante é criar o hábito de guardar dinheiro”, explica o educador, e de preferência que não seja o que sobra do mês, pois dessa forma dificilmente irá sobrar. Domingo recomenda que separe o valor desejado assim que você receber o salário, evitando com que a quantia faça parte das contas do mês.

4- Emergência: tenha sempre um dinheiro extra para emergências, de preferência uma quantia equivalente a seis meses da renda atual. Se for possível, estenda o valor para até 12 meses de salário, aconselha o educador.

5- Gastos: reveja as contas do ano anterior e identifique quais foram os maiores gastos. No entanto, o especialista sugere identificar todos as contas. “Os pequenos gastos são os mais importantes para manter um orçamento saudável”, explica, pois é onde as pessoas costumam se descontrolar na economia.

6- Cortes: avalie se existe a possibilidade de reduzir ou cortar gastos. Prefira cortar os gastos em excesso, de acordo com o educador, em média, uma família utiliza do orçamento 26% com gastos em excesso por mês. 

7- Descontos: verifique se você se qualifica para receber algum tipo de desconto para empregados do seu trabalho, do seguro, associados de algum grupo e até sites de descontos. “É interessante buscar novos caminhos para economizar, porém é preciso tomar cuidado para não comprar o que não precisa”, afirma.

Fonte: http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/planeje-suas-financas/noticia/2664039/mudancas-para-fazer-orcamento-nos-proximos-meses

 

Pratique cada uma das dicas no seu dia a dia. Aplique e veja as consequencias.

Além destas dicas gerais, deixo mais 7 dicas minhas para 2013 específicas ao mercado jurídico:

1. Não descuide do marketing, nem das despesas.

2. Avalie seus clientes e pense em novos produtos para eles.

3. Não perca tempo com bobagens. Seja objetivo e ganhe tempo para sua família e novos relacionamentos.

4. Trate bem seus funcionários e não demita ninguém quando estiver irritado ou decepcionado. Manter as portas abertas é fundamental.

5. Cumprimente as pessoas. Gentileza gera gentileza. Cordialidade mantém o clima ao seu redor sempre bom.

6. Quer mais dnheiro? Pense primeiro no trabalho, negócio e seja aberto a novas possibilidades. Lembre-se: dinheiro é consequencia e não causa.

7. Enfim, ame o que faz. O amor sim é uma excelente causa.

 

Agora, basta uma coisa: Mãos a obra!
______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br gustavo@gestao.adv.br

Anúncios

Marcado:, ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s