Seu negócio é perene?

Aquele que é empreendedor sabe o quanto custa abrir um negócio e mante-lo ativo. Não é simples lidar com falta de clientes, organizações internas, impostos e mais impostos, fornecedores, conhecimento, enfim, o emaranhado de situações que lidam aqueles que ousam serem donos do próprio nariz.

Tarefa que não é para qualquer um, posto que ser um bom funcionário é bem mais simples, pois deve cumprir aquilo que outros pensaram antes. Por óbvio, não estou afirmando da falta de criatividade de funcionários, estou enaltecendo aqueles que correm o risco do negócio para que outros recebam seus salários, faça chuva, faça sol todos os meses.

Você, isto, você mesmo, aquele serzinho que apesar de toda maré contrária rema todos os dias para cativar e conquistar novos clientes, você que tenta diariamente com seu suor empregar pessoas nem sempre motivadas ou conhecedoras dos seus ideais, você que está sempre com uma resposta na ponta da língua, afinal se você não souber, quem saberá? Isto… Você, amigo empreendedor e dono do seu nariz… Você já se perguntou: Até quando vai o seu negócio?

Nem sempre queremos fazer esta pergunta, pois parece que o negócio é eterno, assim como muitas vezes achamos que nós somos eternos… MAS, SINTO INFORMAR, NAO SOMOS. Nem o seu negócio será se você não pensar nele agora mesmo!

Como assim?

Para iniciar uma transição e continuidade do negócio, é fundamental que a empresa tenha no mínimo gestão e tecnologia.

Gestão para ter seus processos identificados, organizados, pensados, criticados e divulgados, ou seja, as pessoas sabem o que fazem, e qualquer um que chegue novo na empresa também saberá o que deve fazer na função que foi contratado.

A Gestão deve ser integrada totalmente a tecnologia, não tem sentido ter planilhas de excel, word, etc para controles.

A Gestão tem que ser útil ao negócio, racionalizando o trabalho, gerando mais tempo para que os funcionários estratégicos possam estar conectados a sua atividade fim e não a burocracia.

A Tecnologia deve ser de ponta, sem ser a última lançada, quero dizer, deve ser aquela que é útil a empresa efetivamente. Tipo, ter windows XP hoje é um risco… O Windows 8 também, muito novo, sem demonstrar ainda para o que veio. Quer estar bem? Tenha windows 7, hoje é o que mais vale a pena.

A Tecnologia tem que ser prática, existem muitas ferramentas gratuitas ou baratas que resolvem as questões diárias e fazem o que a Tecnologia deve fazer: a parte burocrática e burra do trabalho. O pensante, inteligente e estratégico é elaborado pelos humanos (alguns deles pelo menos).

Você quer manter o seu negócio perene após o término da sua saída? (não necessariamente morte, certo?)

Aplique a solução GTS no seu negócio: Gestão, Tecnologia Sempre!

Se você está atento, verá que em todo texto a palavra Gestão e Tecnologia estão com as iniciais em maiúsculo, sabe porque?

Porque ao aplicar Gestão e Tecnologia com princípio, com início de tudo, como base do seu negócio você estará eternizando ele nas pessoas. Não existe nada a ser eternizado em máquinas. Devemos eternizar em gestos, atitudes e pessoas.

Serão as pessoas que levarão as ideias avante ou deixarão o negócio acabar. Aplique GTS no seu negócio e mantenha a sua marca mesmo após a sua saída.

______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br gustavo@gestao.adv.br

Anúncios

Marcado:, , ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s