Mãe, nosso primeiro exemplo de gestão

Neste domingo comemoramos o dia das mães… Caiu numa data especial, 13 de Maio. Um número místico, trata-se do 133 dia do ano, data da abolição da escravatura no Brasil…

Então, o primeiro comentário tem que ser para você que acha que a sua mãe continua sendo escrava: Acorda! Desde 1888 isto acabou… Mãe é exemplo de amor, atenção, exemplo de vida. Nós, abençoados filhos que somos, devemos zelar por tudo para ela.

E a gestão nesta história toda?

A gestão começa através da educação. É através de padrões, organização, método que evoluimos na gestão. Nossa mãe fez parte de tudo isto desde o início da nossa vida. Ao nos ensinar cada passo – alimentação, caminhar, falar, etc – ela nos deu exemplos positivos, atenção, amor, carinho e geriu a nossa vida.

Durante toda nossa evolução como ser humano, seja pessoal ou profissional, seu exemplo, opinião ou simplesmente aquele olhar que diz tudo estava lá, pronto para nos dizer algo.

Sei que muitos dirão que suas mães não foram este tipo de exemplo, que talvez tenham sido ausentes, talvez não tenham sabido dizer algo quando deveriam ter dito. Contudo, se hoje você conclui isto, algo ela lhe ensinou.  Claro, temos a parte da piada destes ensinamentos, como estes abaixo:

Minha mãe me ensinou a VALORIZAR UM SORRISO…
‘ME RESPONDE DE NOVO E EU TE ARREBENTO OS DENTES!’

Minha mãe me ensinou a RETIDÃO…
‘EU TE AJEITO NEM QUE SEJA NA PANCADA!’

Minha mãe me ensinou a DAR VALOR AO TRABALHO DOS OUTROS…
‘SE VOCÊ E SEU IRMÃO QUEREM SE MATAR, VÃO PRA FORA.. ACABEI DE LIMPAR A CASA!’

Minha mãe me ensinou LÓGICA E HIERARQUIA…
‘PORQUE EU DIGO QUE É ASSIM! PONTO FINAL! QUEM É QUE MANDA AQUI?’

Minha mãe me ensinou o que é MOTIVAÇÃO…
‘CONTINUA CHORANDO QUE EU VOU TE DAR UMA RAZÃO VERDADEIRA PARA VC CHORAR!’

Me ensinou a CONTRADIÇÃO…
‘ FECHA A BOCA E COME!’

Minha Mãe me ensinou sobre ANTECIPAÇÃO…
‘ESPERA SÓ ATÉ SEU PAI CHEGAR EM CASA!’

Minha Mãe me ensinou sobre PACIÊNCIA…
‘CALMA!… QUANDO CHEGARMOS EM CASA TU VAI VER SÓ…’

Minha Mãe me ensinou a ENFRENTAR OS DESAFIOS…
‘OLHE PARA MIM! ME RESPONDA QUANDO EU TE FIZER UMA PERGUNTA!’

Minha Mãe me ensinou sobre RACIOCÍNIO LÓGICO…
‘SE VOCÊ CAIR DESSA ÁRVORE VAI QUEBRAR O PESCOÇO E EU VOU TE DAR UMA SURRA!’

Minha Mãe me ensinou MEDICINA…
‘PÁRA DE FICAR VESGO MENINO! PODE BATER UM VENTO E VOCÊ VAI FICAR ASSIM PARA SEMPRE.’

Além de ensinamentos como estes acima, tivemos dela o primeiro contato do livre arbítrio ou da falta dele, tivemos uma surra ou a falta dela, tivemos tanto ou tivemos pouco, mas a certeza é que dela nós viemos e do amor dela nos geramos.

E a gestão?

Se gestão provém de educação, crítica e melhoria dos processos internos, a mãe é a mãe da gestão, não é mesmo?

Ela nos educa, nos critica e quer além de tudo nosso bem (melhoria dos nossos processos internos)…

Mãe é mãe, é só uma.

Parabéns a todas as mães neste domingo!

Agradeço a cada uma delas por gerar, cuidar, amar e sempre defender seus filhos. Isto é mais do que apenas a função de mãe, é função divina…

______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br gustavo@gestao.adv.br

Marcado:

Deixe um comentário

