Sempre faço, mil coisas ao mesmo tempo…

A parte desta música da Legião Urbana é uma realidade para muitas pessoas no seu dia a dia. Parece ser uma realidade trabalhar em muitas tarefas, em muitas coisas e cuidar de tudo ao mesmo tempo.

Será mesmo?

Parece que sim, mas em fato, a realidade nos mostra que para ser eficiente e eficaz de verdade, as pessoas precisam focar. Mais do que isto, precisam aprender a dizer não. O foco em desenvolver e resolver uma coisa de cada vez faz com que a cada passo some-se resultados, enquanto ao resolver muitas coisas, o resultado é pífio, uma vez que muitas coisas ficam pela metade.

Assim, basta ver a matemática:

Muitas tarefas:

1º tarefa: parcialmente resolvida.

2º tarefa: parcialmente resolvida.

3º tarefa: pendente.

Com foco de tarefa por tarefa:

1º tarefa: resolvida.

2º tarefa: pendente.

3º tarefa: pendente.

Ou seja,  a ideia é resolver por inteiro, pois as pendencias e as parcialmente resolvidas são um problema. Ter duas tarefas parcialmente resolvidas pode parecer bom, contudo, ao retomar cada uma temos o tempo de reaprender tudo sobre aquela tarefa, é praticamente pegar do zero e fazer de novo. Quem resolveu uma, na segunda oportunidade irá resolver outra inteira, enquanto o outro  de múltiplas tarefas terá resolvido apenas a primeira completa e a segunda e terceira ficarão incompletas também.

Ao focar em resolver uma tarefa, você se dedica a ela, desenvolve o seu melhor e potencializa resultados. Ao fazer múltiplas, você divide atenção, foco e energia, muito se perde com isto.

O mesmo vale para ações na sua empresa. Você quer ao mesmo tempo implantar 10 ações de marketing. Pra que? Para que nenhuma dê resultado? Verifique o número de pessoas envolvidas, recursos disponíveis e implante 3, por exemplo. As chances são maiores de sucesso com foco, determinação e recursos adequados.

Sempre faço, mil coisas ao mesmo tempo… Que continue sendo apenas parte da música da Legião Urbana! (acesse a letra e música aqui)

______________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.brgustavo@gestao.adv.br

 

Anúncios

Marcado:,

4 pensamentos sobre “Sempre faço, mil coisas ao mesmo tempo…

  1. […] […]

  2. […] […]

  3. […] […]

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s