Amor, conhecimento, trabalhar, viver


O amor é sempre um compartilhar ativo. Se alguém tem amor para dar, pode dividi-lo com todos no mundo que ainda terá o mesmo amor com o qual começou. Nunca perdemos nada por compartilhar essa coisa, pois nada é exclusivamente nosso ao começarmos. Na verdade, o amor só adquire significado quando compartilhado.

( LEO BUSCAGLIA )

Penso que esta frase de Leo Buscaglia pode ser repetida e dita com precisão, substituindo o amor por conhecimento:

O conhecimento é sempre um compartilhar ativo. Se alguém tem conhecimento para dar, pode dividi-lo com todos no mundo que ainda terá o mesmo conhecimento com o qual começou. Nunca perdemos nada por compartilhar essa coisa, pois nada é exclusivamente nosso ao começarmos. Na verdade, o conhecimento só adquire significado quando compartilhado.
( LEO BUSCAGLIA )

Trabalho é amor, não é? Ou seja, não perdemos nada em sermos amáveis com os outros e ensina-los o nosso conhecimento.

Algumas pessoas pensam e agem como se ao ensinar algo fossem ficar fracas. Como se ao ensinar algo, a pessoa perdesse aquilo que sabia e o outro se tornaria mais do que elas.

Ledo engano. Apenas uma prova de baixa estima e pouca sabedoria.

Ensinar o que se sabe é fundamental para o nosso crescimento. Ao ensinarmos, estamos solidificando o conhecimento. As pessoas que escutam e aprendem apenas terão aquele conhecimento e não a bagagem toda. O seu conhecimento foi feito e solidificado através das experiências, perdas, ganhos e sofrimento que tiveste. Isto não tem como se transmitir ou ensinar.

O seu trabalho certamente passa ou passou por algo semelhante: Alguém teve que lhe ensinar o que você sabe. Um professor, mentor ou colega. Agora, mesmo que você diga que ninguém lhe ensinou, há algo errado na frase. Alguém, mesmo que tenha sido a vida e as suas próprias experiências lhe ensinaram.

Você compartilha seu conhecimento?

Você divide suas experiências?

Você diz suas verdades para outros contestarem?

A melhor maneira de viver a vida é dividi-la com outras pessoas.

No universo corporativo isto é uma grande verdade. Quanto mais dividirmos, mais temos. Veja o exemplo das redes sociais. Muitas pessoas dividindo suas vidas, várias outras pessoas conhecendo e aprendendo mais uns sobre os outros.

Tem os lados bons e ruins desta história, mas temos nela um belo exemplo de crescimento através do dividir o conhecimento.

Assim, pense nesta frase escrita por mim, Gustavo Rocha:

Você quer viver com plenitude? Trabalhe, divida seu conhecimento como um gesto de amor ao próximo. A vida é vivida por aqueles que amam o que fazem, ensinam a todos e principalmente trabalham em prol do bem comum e não apenas de si próprios.

______________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr

http://www.gestao.adv.br gustavo@gestao.adv.br

 

Anúncios

Marcado:,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s