Dado, informação e crítica

Estas três palavras fazem parte do meu cotidiano de consultor em escritórios e departamentos jurídicos.

Vejo muitos profissionais criando dados, poucos com informação e quase nenhum com crítica.

Qual a diferença?

Dado é qualquer informação que você armazena e pode coletar depois;

Informação é a utilização de dados de maneira a ser-lhe útil;

Crítica é o raciocínio em cima da informação obtida;

Estes três elementos são fundamentais para o desenvolvimento relevante e estável do escritório e principalmente como comunicação relevante e imprescindível do escritório com o departamento jurídico.

Vejamos um exemplo prático: O escritório lança num controle de processos ou planilha todos os clientes que entraram no escritório no período de uma semana. Isto é um dado. Se através deste dado ele puder concluir quantos fecharam ações com o escritório e quantos foram embora, estamos diante de um dado que transformou-se em informação. Agora, se diante desta informação o sócio tomar uma atitude de investimento em marketing, reformulação de procedimentos, entre outros, estamos diante da crítica, ou seja, da atitude contra o procedimento anterior, ou seja, a evolução.

Imagine que uma empresa solicita ao escritório algumas informações específicas sobre os processos, tais como prognósticos e contingências. Sem criar primeiro dados, depois gerar informação e fazer uma análise crítica antes de enviar este relatório, de nada o mesmo será útil para a empresa.

Esta ideia é similar a utilização do PDCA. Leia aqui sobre este tema.

Tanto o PDCA como a ideia de dado, informação e crítica nos levam ao mesmo objetivo: Temos que analisar o que está acontecendo e raciocinarmos mudanças, ideias e novos procedimentos.

Não podemos aceitar passivamente as coisas como estão simplesmente porque sempre foram assim ou porque nunca tivemos problemas.

Sempre podemos evoluir e buscar o melhor. Não aceite menos que isto!

Padronize com dados, extraia informações e oferte críticas positivas de remodelação do seu negócio.

Dê ao seu cliente uma informação que já foi um dado e hoje é algo útil porque você exerceu a crítica em cima da mesma. Este é o segredo do sucesso!

 

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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr

http://www.gestao.adv.br gustavo@gestao.adv.br

 

 

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