Chico, personagem, exemplo de sucesso

Neste último dia 23 de Março perdemos (ou ele ganhou uma nova vida) Chico Anysio.

Um ícone do humor brasileiro. Um humor talvez antigo, onde não precisava ofender ninguém, nem mesmo zombar da vida alheia. um humor onde ríamos das piadas e seus jeitos e trejeitos, não apenas do contexto ou da sexualidade de alguém.

Ele criou centenas de personagens, cada qual com sua caricatura, voz, roupa. Cada um com uma maneira diferente de nos fazer sorrir.

Esta sua genialidade faz muitos pensarem: Nunca teremos outro igual, nunca o humor será assim de novo…

O mesmo acontece no universo empresarial. Muitos se comparam a empresários bem sucedidos, pensam em como a vida foi boa para eles, e que hoje eles andam de aviões, helicópteros, etc.

Se você quer ser bem sucedido, terá que se reinventar diariamente. Terá que vestir um personagem cada vez mais adaptado ao dia a dia, todos os dias.

Um dia será o professor Raimundo. Noutro o Beto Carneiro, o vampiro brasileiro. Ainda noutro, jogar bola como o Bozó ou discursar como o Alberto Roberto… (veja a lista de personagens do Chico aqui).

Se você quer ser bem sucedido, não adianta ser apenas o Chico. Terá que fazer mais. Terá que fazer por merecer cada personagem da vida. Por vezes, irás sucumbir. Por vezes, vencer. E deve aprender que ambos – vencer e perder – são péssimos professores se não souber como trata-los.

O Chico chegou aonde chegou por ser vários e não por ser apenas um.

Todos somos únicos na nossa essência e somos plúrimos em nosso saber, mente e alma. Nossa essência forja nosso metal e intelecto para o sucesso. Agora, será nosso saber, mente e alma que cria o personagem e lhe dá vida.

E você? É um personagem ou ator ou o quê na sua vida?

O sucesso não depende unicamente das ferramentas como gestão e tecnologia. Depende preponderantemente do papel principal: O seu.

Será você o protagonista do seu sucesso e não apenas o seu personagem ou modo de ser. Pense em como você está agindo e mudando a cada dia.

Reinvente-se!

E, Chico, obrigado pelo exemplo, personagens e por reinventar o humor sempre. O céu (ou seja o nome que se der) está mais feliz agora, não tenho dúvida.

______________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr

http://www.gestao.adv.br gustavo@gestao.adv.br

 

Anúncios

Marcado:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s