[Semana da Reflexão] Peter Drucker

Nesta semana teremos reflexões/frases/textos de autores que fizeram/fazem a diferença no universo empresarial. Iniciamos com ninguém menos do que o Pai da Administração, Peter Drucker. Aproveite a semana!!!

“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.”

Alguma dúvida em relação a isto? Se você quer um futuro melhor, diferente do que tem hoje, terá que fazer por merecê-lo.

“Pode-se presumir que sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou serviço disponível”.

Steve Jobs não concorda com Peter neste ponto, mas a ideia de Peter está certa, tanto quanto a de Steve: ou somos suficientemente criativos a ponto de fazer algo para poder afirmar que o consumidor não sabe o que quer (Jobs disse isto) ou nos moldamos naquilo que o consumidor quer e precisa de forma a que ele sinta-se atraído, quase compelido a comprar ou usar nosso produto/serviço.

“As únicas coisas que evoluem por vontade própria em uma organização são a desordem, o atrito e o mau desempenho.”

Ou seja, você quer o sucesso, melhorias? Não deixe que as coisas evoluam sozinhas. Tome as rédeas da situação! Gerencie o seu negócio!

“A simplicidade tende ao desenvolvimento, a complexidade à desintegração”.

Ser simples é sempre mais difícil e complexo. Não fique nas amarras da burocracia, que vira uma verdadeira burrocracia. Busque o que é simples, direto e objetivo no seu negócio.

“Não sou especialista em Brasil, mas uma coisa estou habilitado a dizer: Não creiam que mão-de-obra barata ainda seja uma vantagem”.

A velha história do barato sai caro. Invista na equipe, pessoas qualificadas e de futuro. Ter apenas peões não irá crescer o seu negócio.

______________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br gustavo@gestao.adv.br

 

Marcado:,

Deixe um comentário