Direito está mudando?

Para muitos profissionais o direito se resume a inventários, ações trabalhistas e revisionais bancárias. Ou seja, continua tudo como era há anos atrás.

Parece que nada de novo acontece. Parece que a única coisa que o advogado deve fazer é esperar o cliente bater na sua porta.

Um erro crasso.

A advocacia está mudando a todo momento. Temos decisões novas  e inovadoras quase todos os dias. Compartilho com vocês uma decisão interessante dos EUA sobre divórcio. Para ler na íntegra, acesse aqui.

No final de setembro, o juiz Kenneth Shluger ordenou que os advogados de Stephen e Courtney Gallion trocassem as senhas de seus clientes no Facebook e outros sites de relacionamento. O objetivo seria para evitar que possíveis evidências servissem de ações judiciais ou acusações futuras, o que atrapalharia o processo de separação do casal.

Mas o principal motivo teria sido outro. Stephen afirmou que sua esposa possuía, em um computador compartilhado, informações que podiam incriminá-la durante o divórcio – por exemplo, relatos sobre como Courtney se sentia em relação aos próprios filhos, além da confissão de que seria incapaz de cuidar deles. Com base nessa afirmação, Stephen pediu ao juiz que sua (até então) mulher divulgasse as senhas de suas contas nas redes sociais para averiguar o depoimento.

Ao saber disso, porém, Courtney teria mandado uma mensagem para um amigo, pedindo que ele alterasse suas senhas e apagasse alguns dados, além de acionar seus advogados – que entraram com o mesmo recurso solicitado pelo ex-marido. Foi quando o juiz deu a sentença para que ambos trocassem suas respectivas senhas e as divulgassem como parte do divórcio.

 

Se pensarmos apenas no divórcio, parece uma coisa comum. Mas, como a decisão mencionada, sem conhecimento do facebook, o profissional está ficando fora do mercado.

Quem pensa que isto acontece só nos EUA, está enganado. No Brasil o direito como um todo está se aperfeiçoando as novidades da tecnologia. Temos tido incidentes de privacidade, de publicidade, direito autoral, entre outros. Estamos presenciando uma revolução do conhecimento e tecnologia diariamente.

Você tem acompanhado esta evolução do direito e das novas vertentes que estão surgindo?

O que você tem feito a respeito?

Daqui algum tempo, advogado que não conhecer redes sociais, tecnologia de internet como IP, DNS, etc, estará perdendo uma fatia poderosa de mercado.

Cada vez mais a tecnologia está influenciando no dia a dia das empresas, negócios, enfim, na própria sociedade.

Para contratar alguém hoje, muitas empresas já estão verificando facebook, orkut e google, visando conhecer melhor o candidato, o que ele pensa ou faz.

Contratar advogados passa pelo google também. Advogados conectados nas redes sociais, com artigos publicados, etc tem boas oportunidades de serem encontrados na redes por pessoas que precisam de seu conhecimento.

Você está nas redes sociais?

Você sabe destas novidades?

Ou você acha que o direito é o mesmo que era nos anos 90?

Pense bem na resposta… O futuro passa pelas suas atitudes de hoje!

______________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br gustavo@gestao.adv.br

 

Anúncios

Marcado:, ,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s