Desbaste a sua essência

Para conhecer o mercado e ter sucesso profissional, primeiro devemos fazer a maior viagem da nossa vida: Conhecer a nós mesmos.

Será conhecendo as nossas verdades, nossa força interior que nos comunicamos, interagimos com o universo ao nosso redor.

Uma estória de Michelangelo traduz bem esta ideia: Diz que um admirador questionou como ele esculpiu a estátua de Davi, tão formosa, quanto bela. Ele respondeu: Eu desbastei na pedra tudo aquilo que não era Davi.

Quão belo seria se fizéssemos isto em nós mesmos, nos desprendendo das amarras sociais e presas do pensamento…

No universo empresarial a realidade é a mesma. Muitos utilizam de uma força descomunal como se fosse necessário força para liderar pessoas. Muitos tentam forçar as pessoas as suas verdades, enquanto ao percebermos que a verdade nunca foi nem será absoluta, é que realmente somos livres. Muitos pensam que ser humilde é ser fraco. Será mesmo?

Pense em como você age no seu dia a dia.

Vamos trabalhar com uma metáfora, para facilitar a compreensão: Você será o maço e as suas atitudes o cinzel (para quem não conhece, o maço é a marreta e o cinzel o instrumento cortante, como na figura do artigo).

O artesão quando quer criar a sua escultura, sua obra de arte, ele desbasta a pedra com a força do maço e a precisão do cinzel, ou seja, se ele usar muita força, perderá a pedra, se o cinzel for torto, mal afiado, a obra ficará inacabada.

E no seu dia a dia?

* Você aplica a força adequada a situação ou você explode por qualquer coisa? (lembre-se da lição do cachorro: Pra que latir se um simples rosnado funciona? )

* Como as suas atitudes são vistas pelos outros? (ou o cinzel está talhando as pedras (interiores) das outras pessoas?)

* Você acredita que somente o cinzel desbastando a sua pedra com a força do maço que terá a evolução? (eu acredito que sem sofrer não há evolução).

É amigo leitor, sem usarmos a força com medida adequada, para chegarmos nas pessoas com o talho certo do cinzel, podemos machucar, ferir e pior, desconectar.

Todas as pessoas, sejam funcionários, colaboradores, colegas, chefes, família, estão conectadas entre si. Nosso ser (maço) combinado com nossas atitudes (cinzel) dão a tônica da nossa essência que tanto precisa ser desbastada internamente como para com os outros.

Pense sobre suas atitudes, sua irritabilidade, suas verdades, seu modo de ser e agir. Isto tudo é você. Você é que se conecta por inteiro com outras pessoas e faz a sua vida, seu caminho, seu sucesso.

Viaje dentro de si e alcance o seu equilíbrio. Este é o grande segredo do sucesso!

______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br gustavo@gestao.adv.br

Anúncios

Marcado:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s