Somos um só?

Estamos acompanhando uma evolução interessante da sociedade como um todo.

Viemos de uma ditadura, acompanhamos a democracia (se é que podemos dizer que temos uma), as pessoas envolvidas em movimentos sociais, estudantis; Depois, as pessoas migrando para a tecnologia, vindo para redes sociais, conhecendo, namorando e casando pessoas ali conhecidas (sou prova disto!) e cada vez mais preocupadas em negócios nas ditas redes.

Uma evolução que está criando um outro tipo de ser social: O individualista convicto.

Não nos conectamos mais as pessoas ao nosso lado, muitas vezes preferimos nos conectar a pessoas de outros países. Dar bom dia, boa tarde, boa noite a um estranho (seja ele motorista, caixa do banco, etc) parece uma ofensa ou causa surpresa.

É amigo leitor,  a vida está mudando e mudando muito rápido.

No que estamos evoluindo? (se é que isto é evolução!)

Aonde queremos chegar?

O que iremos ganhar com isto? (mais um pensamento individual!)

Quem viver verá, já diz o trovador. Agora, no ramo dos negócios esta indivualidade não pode prosperar.

Ao ser individualista, o ser humano pensa que chegou ao topo, chegou ao limite. Pensa que não precisa se conectar as pessoas que não conhece, apenas aquelas que lhe interessa ou que já conhece. Será? Não seria isto estarmos criando verdadeiros feudos em volta de nós mesmos? (olha que já alertei sobre isto em 2009, leia aqui).

Precisamos amadurecer como sociedade para compreender que conviver com todos em harmonia é mais saudável que ser individualista. Não o socialismo filosófico, onde divide-se tudo entre todos, mas uma sociedade mais fraterna, onde o individuo respeite a sua individualidade, possa crescer, ser bem sucedido, ter os louros da sua conquista pessoal, sem precisar com isto viver fechado, enclausurado no seu mundinho.

Enchemos a boca para dizer que com a internet podemos ir a qualquer lugar, podemos conhecer pessoas, namorar (até sexo virtual existe!), e  muito mais, contudo, na maioria das vezes, sequer organizamos um encontro pessoal com estas pessoas virtuais… (exceções existem, leia aqui)

Parece que o virtual é mais interessante. Talvez possa ser, se demonstrar o verdadeiro eu não for de interesse. Isto mesmo, muitas vezes – não sempre, óbvio – as pessoas se mascaram através de links, perfis, etc. Criam avatares de si mesmos para viver a vida e esquecem que a vida real se vive no dia a dia, ao vivo, com choro, roupa molhada da chuva, carinho, xingamentos, enfim, viva a vida e deixe viver.

O mundo virtual é uma excelente forma de comunicação, troca e debate de ideias, sejam profissionais ou não. Agora o mundo é vivido mesmo no dia a dia, na realidade física, no contato com outros seres humanos.

Permita-se demonstrar sua felicidade com um bom dia! Boa tarde! Boa noite! aquelas pessoas que passam na sua vida e nem sempre você conhece. Permita-se conhecer estas pessoas. A vida é muito curta para se viver apenas com amigos e conhecidos. Podemos crescer muito com um desconhecido que venha a ser nosso conhecido…

Deixamos esta reflexão na sexta-feira, final do mês de Julho: A sua vida é individual ou somos todos um só, ávidos por nos unirmos em prol de objetivos comuns em crescimento?

Afirmo há muito tempo para aqueles que me conhecem mais diretamente: Somos todos um só.

Qual a sua verdade? Sentimento? Posição?

Agradeço ao meu contato hoje virtual,  um dia destes  quiça contato real, Pedro Vilar de Curitiba/PR, pois de um belo bate papo com ele surgiu a ideia para este post!

______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br gustavo@gestao.adv.br

Anúncios

Marcado:,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s