Botão like/gostar/curtir. E daí?

Recentemente o Google aderiu a moda do Facebook e lançou na sua pesquisa o botão like/gostar/curtir.

Para quem não conhece, trata-se de um botão no facebook que quando a postagem agrada quem lê, a pessoa clica neste botão e o sistema demonstra que 1/2/mil pessoas gostaram daquela frase ou publicação. A mesma questão vale para pessoas, você pode curtir/gostar de alguém.

E qual a finalidade prática deste botão no facebook? Ser popular é uma delas.

De olho neste filão que cresce (redes sociais) o Google não ficou para trás: Colocou o mesmo princípio nas suas pesquisas.

E você pode se questionar: E o que isto tem a ver comigo?

Vamos pensar juntos: Você batalha para ter seu nome na internet, escreve conteúdos relevantes, está sempre antenado as novidades e está sempre nas primeiras posições. O botão like pode ser um aliado ou um problema neste caso.

Por que?

O botão like será um ponto a mais na complexa maneira que o google pesquisa de achar alguém.

Como assim?

Você digita Gustavo Rocha no Google. Em bilhões de páginas e com milhões de Gustavo Rocha como o Google pode saber que sou eu que você está procurando?

Algumas dicas:

1. Pela localização: Não se iluda, o Google sabe aonde você está neste momento. Então, ele vai mostrar os Gustavo Rocha que estiverem mais perto de você.

2. Pela relevância: Se o Gustavo Rocha (*eu) escreve bastante, está nas redes sociais, etc, ele tem maior chance de ser a pessoa que está procurando do que aquele Gustavo Rocha que postou uma foto e nunca mais falou nada na rede.

3. Além de outros itens, irá contar também para relevância da pesquisa se o Gustavo Rocha foi aprovado por outras pessoas, ou seja, se eu tive nas minhas pesquisas muitos cliques com like.

Isto é justamente o início da chamada busca social, ou seja, através de nossos contatos, nossas atitudes, seremos reconhecidos como relevantes ou não.

Neste caso, a pergunta é: Como vai a sua popularidade? Ela será importante não apenas para o churrasco de final de semana, mas para o seu negócio também!

_______________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br

Anúncios

Marcado:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s