Piada? Ou realidade?

Piada

O sujeito vai ao psiquiatra …

– Doutor – diz ele – estou com um problema : Toda vez que estou na cama, acho que tem alguém embaixo .

Aí eu vou embaixo da cama e acho que tem alguém em cima .

Pra baixo, pra cima, pra baixo, pra cima . Estou ficando maluco !

– Deixe-me tratar de você durante dois anos, diz o psiquiatra . Venha três vezes por semana, e eu curo este problema .

– E quanto o senhor cobra ? – pergunta o paciente .
– R$ 120,00 por sessão – responde o psiquiatra .
– Bem, eu vou pensar – conclui o sujeito .

Passados seis meses, eles se encontram na rua .

– Por que você não me procurou mais ? – Pergunta o psiquiatra …
– A 120 paus a consulta, três vezes por semana, durante dois anos, ia ficar caro demais, ai um sujeito num bar me curou por 10 reais .
– Ah é ? Como ? Pergunta o psiquiatra .
O sujeito responde : – Por R$ 10,00 ele cortou os pés da cama !

Realidade

Temos inúmeros profissionais pensando igual ao psiquiatra (óbvio que nada contra os profissionais da área, cada um na sua competência, queremos ressaltar apenas a questão prática envolvida), ou seja, como mais foco no problema do que na solução.

Ao nos depararmos com um problema, imediatamente pensamos em como resolvê-lo e se não encontramos alguma saída visível logo, ficamos preocupados, ansiosos, etc.

E, se ao nos deparar com um problema, pensarmos apenas em qual seria a solução do problema, como no caso da piada?

Quer dizer, focar naquilo que causa o problema e resolver isto. Sem decisões emocionais, apenas racionalmente.

Muitos dos erros que vislumbro em gestores é colocar a emoção na frente da razão. O problema pode ser enorme, trazer prejuízos, perda de cliente. Mas, o problema já foi feito, não adianta chorar agora. A única solução plausível é ser inteligente emocionalmente para achar alternativas de resultado, mesmo que seja para minimizar o prejuízo.

Não faça do seu trabalho uma piada. Enfrente a realidade e descubra o sucesso!

_______________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br

Marcado:, ,

Deixe um comentário

