Entrevista com Santo Ivo!*

Hoje é dia 19 de Maio, dia do advogado em Portugal, dia de Santo Ivo, padroeiro dos advogados segundo a igreja católica.

Nesta data tão importante a GestaoAdvBr conseguiu uma entrevista exclusiva com o Santo Ivo*. Ele responderá muitas dúvidas e questionamentos nunca antes ditos! Leia agora:

GestaoAdvBr: Santo Ivo, como foi ser conhecido como Advogado dos Pobres?

Santo Ivo: Gustavo, tu nem acredita! Eu é que sei o que são honorários aviltantes…

GestaoAdvBr: Então o Sr. acha que hoje os honorários são bons aos advogados brasileiros?

Santo Ivo: Claro que não! Acho que até meu título de advogado dos pobres deve ser partilhado… É uma miséria de dar dó… Advogados que viram contadores, que viram oficiais de justiça… Abandonam a profissão depois de anos de estudo, uma pena…

GestaoAdvBr: Mas a culpa é de quem?

Santo Ivo: Minha que não é! Eu aqui rezo todos os dias para que a OAB entenda que o papel dela é defender os advogados e não apenas crucificá-los, para que o judiciário compreenda que sem os advogados não há como fazer justiça, que os clientes compreendam que não tem como sobreviver com apenas honorários de sucumbência, pois ninguém consegue comer, se vestir, viver com um dinheiro que somente chega mais de dois anos depois de entrar com a ação e cuidar de todos prazos e o Sr. Juiz ainda acha que os honorários são demasiados e os reduz…

GestaoAdvBr: E o que os mortais advogados (aqueles que ainda não morreram) podem fazer?

Santo Ivo: Olha, somente orar não adianta. Eu estou com as orelhas vermelhas de tantas súplicas que escuto diariamente. São advogados me xingando, advogados querendo dinheiro, advogados querendo soluções mágicas. Se querem mágica, vão ver o Mister M na tevê, pô! O negócio é se atualizar.

GestaoAdvBr: Então os advogados que se atualizarem em direito estão salvos?

Santo Ivo: Salvos… Humf! Só com muita reza braba! Atualizar-se em direito não é direito, é obrigação. Se eles querem continuarem na advocacia terão que pensar em gestão e tecnologia.

GestaoAdvbr: Gestão e Tecnologia? Como um Santo sabe disto?

Santo Ivo: Escuta, ser Santo não quer dizer ser burro, tá? No céu temos amplo conhecimento de gestão (lembra que Peter Drucker tá aqui?) e de tecnologia (estamos aguardando uma maçã subir, mas temos bastante representantes expressivos). Aqueles que não se organizarem serão esmagados.

GestaoAdvBr: Nossa! Uma profecia e tanto! E como fazer para se salvar?

Santo Ivo: Profecia? Tá me confundindo com o Nostradamus… Eu não faço profecias, eu digo a verdade (senão não era Santo!). Ou os advogados se organizam com planejamento, implementando a gestão ( O Drucker já deu muitas dicas aí ) e aplicando a tecnologia com inteligência ou eles terão que mudar de profissão.

GestaoAdvBr: Uma frase de alto impacto, Santo Ivo. Bem, agradecemos o seu tempo e dedicação em cuidar dos advogados em momentos difíceis. Algum recado final para eles?

Santo Ivo: Obrigado pela oportunidade, Gustavo. Espero que meus afilhados leiam esta entrevista e aprendam a olhar o seu escritório como um templo sagrado onde se busca eternamente a justica; que seus honorários não são uma esmola, mas o valor digno de um trabalho desgastante e bem feito; que o seu tempo vale tanto quanto dos outros, então não disperdissem com bobagens; que gerenciar o seu negócio é uma tarefa árdua, mas gratificante em resultados; que a tecnologia não pode ser um fardo, deve ser sempre um valor agregado; enfim, que eles parem de dar tanto trabalho pra mim!

* Crônica escrita por Gustavo Rocha com a ideia original de Naor Nemmen.

_______________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br

Marcado:

Deixe um comentário

