[Sete Lições da Disney] Número 5

As sextas-feiras temos uma das lições de sucesso da empresa Walt Disney, com comentários meus.

Para ler todas as já publicadas, clique aqui.

Lição número 5: Múltiplos postos de escuta.

Talvez a lição mais importante ou pelo menos está no top list delas.

Apesar de escrever, falar, mandar sinais de fumaça, parece que o dono do negócio não aprendeu ainda que a melhor forma de crescer é ouvir o seu cliente.

O marketing é importante, o planejamento também, a execução mais ainda, contudo sem o foco no cliente nada disto serve.

E como ter foco no cliente se você não sabe como o cliente pensa?

Para saber como o cliente pensa, melhor ouvi-lo.

Crie pesquisas de satisfação na recepção do seu escritório;

Quando atende-lo, pergunte como foi a recepção e os funcionários;

Faça o cliente oculto;

Depois destas pesquisas realizadas, obtenha os resultados e comece a investir nas mudanças. Os clientes indicarão o caminho.

Percebeu que os clientes não conhecem determinada área do escritório? Ótimo, intensifique o marketing jurídico.

Percebeu que os clientes estão insatisfeitos com a recepção? Ótimo, ajuste, treine, troque pessoas se necessário.

A pesquisa é apenas um meio. Agora, se o seu negócio não obedece a regra da Disney de vários canais de comunicação, como o cliente pode dizer o que pensa?

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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br

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