Como identificar o seu nicho ideal no mercado

Neste início de ano, divido com vocês um paper do administrador Sérgio Mylius sobre nichos de mercado.

Este é um guia prático para você descobrir qual é o seu nicho ideal no mercado. Esse roteiro é composto de três etapas básicas que irão lhe auxiliar a identificar qual é o nicho de mercado mais promissor para os seus serviços profissionais:

Primeiro Passo:

Analisar quem são os seus melhores clientes atuais e ex-clientes

A melhor forma de iniciar é descobrir entre os clientes atuais e ex-clientes e tentar identificar aqueles fatores comuns que existem nos melhores clientes que você trabalha atualmente ou já trabalhou.

Quais são os clientes aonde você realizou o seu melhor trabalho e que você foi regiamente pago por isso.

–      Todos eles atuam no mesmo ramo de atividade econômica?

–      Foi num problema ou num desafio muito específico que você auxiliou esses clientes?

–      Todos eles desempenham em cargos similares nas organizações?

–      Você estava fornecendo uma solução muito específica?

Uma vez que você tenha idéias fluindo sobre esses pontos comuns (por exemplo, talvez os seus melhores clientes sejam do setor da construção civil, talvez você trabalhe melhor com empresas recém constituídas ou em situações de mudanças organizacionais) – comece a analisar os os grupos de empresas para ver qual é o perfil que pode servir de base para o seu nicho ideal.

Segundo Passo:

Avalie as suas Idéias de Nicho

Existem três fatores que você deve pensar quando se está tentando estabelecer um nicho ideal no mercado:

–      Viabilidade Econômica

–      Competências técnica especializada

–      Paixão

Viabilidade Econômica

O primeiro fator é a viabilidade econômica do nicho, ou seja, você pode ganhar dinheiro trabalhando com este nicho de mercado?

Aqui estão algumas perguntas a serem formuladas para responder essa questão:

–      Existem clientes neste nicho com problemas de grande valor que são urgentes e que você pode fornecer uma solução?

–      Esses clientes em potencial reconhecem as suas necessidades e eles estão ativamente procurando soluções para essas necessidades?

–      Eles têm recurso financeiro para pagar os seus serviços profissionais?

–      Eles já contrataram no passado algum tipo de serviço profissional semelhante ao que você presta?

–      Existem clientes suficientes neste nicho de forma que eles possam sustentar financeiramente o seu negócio?

–      Você tem condições de se comunicar com esses clientes através de e ações de e marketing?

–      Você pode identificar externamente quais são os seus clientes prioritários dentro deste nicho?

Um último ponto que às vezes é negligenciado, mas que é muito importante:

–      Como você irá identificar os seus clientes em potencial dentro do nicho de mercado?

–      Como você poderá identificar de fora quais clientes possuem o problema que você tem a solução?

–      Que meios de comunicação você pode utilizar para se comunicar com tais clientes em potencial?

Se você não pode se comunicar com os clientes em potencial no nicho ideal de mercado, então esses clientes nunca terão condições de contratar os seus serviços profissionais!

Competência técnica especializada

O segundo fator é a sua competência técnica especializada:

Quais são os conhecimentos, habilidades, relacionamentos, experiências e outros fatores que você possui que irão lhe diferenciar em relação à concorrência e irão lhe tornar a melhor opção para os clientes deste nicho de mercado?

Paixão

O último fator é a sua paixão. Às vezes esse fator é o mais importante.

Por que a paixão é tão importante? Se você é apaixonado pelo o que faz, então você irá muito além dos limites para ser bem sucedido no seu nicho de mercado. Irá continuar a desenvolver as suas competências e estará sempre a frente da concorrência.

Você terá um grande interesse natural nos clientes  – assim você irá conhecer o seu cliente de dentro para fora. Irá despender o seu tempo vago falando sobre o assunto do seu interesse na mídia social e fazendo contatos profissionais.

A sua paixão irá contagiar as pessoas que vierem a falar com você. E eventualmente isso irá produzir um efeito positivo. Você se tornará bem conhecido no seu nicho. E assim quando seus clientes potenciais necessitarem de algum serviço especializado, você será a primeira pessoa que eles irão lembrar para chamar.

Terceiro Passo:

Centralize os seus esforços no seu nicho

Agora você deve tornar em realidade as idéias sobre o seu nicho. Comece a revisar e refinar o seu esforço de marketing:

–      Desenvolva um “perfil detalhado” para realmente compreender quem são os seus clientes alvo e procure penetrar na mente deles.

–      Tenha a certeza de fazer isso para os clientes potenciais do nicho.

–      Depois imagine como você irá atingir esses clientes.

O mais importante, procure suspender imediatamente todas as atividades de comunicação e marketing que não estão diretamente relacionadas com o seu nicho:

–      Quantos clientes do seu nicho vão ao evento de networking que você participa regularmente? O suficiente para justificar você participar deste evento?

–      O seu site cita claramente o tipo de clientes que você trabalha e como você auxilia tais clientes?

Assegure-se que tudo está alinhado com o seu nicho alvo e suspenda todas as ações de comunicação e marketing que não estão alinhadas neste sentido.

Sobre o autor:

Sérgio Mylius da Silva é administrador de empresas e especialista em marketing de serviços profissionais. É diretor da www.mylius.com.br . Críticas e sugestões sobre esse artigo podem ser enviadas para o e-mail mylius@terra.com.br

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Qual a sua reflexão sobre o tema?

Já tem seu planejamento para 2011?

Já pensou nos novos nichos que surgem quase todos os dias?

Comece agora!!!

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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br

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Um pensamento sobre “Como identificar o seu nicho ideal no mercado

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