Resenha: Livro sobre Processo Eletrônico

Muito escrevo sobre o processo eletronico, a forma que penso, visão de futuro e muito mais. Recebi do colega e amigo Alexandre Atheniense o livro dele sobre o processo eletronico, intitulado: Comentários à Lei 11.419/06 e as Práticas Processuais por Meio Eletrônico nos Tribunais Brasileiros. Acesse aqui para maiores detalhes sobre o livro. Quer ler mais sobre processo eletronico? Clique aqui.

O trabalho realizado pelo Alexandre Atheniense foi maravilhoso. Uma combinação da lei, com prática forense, bem como detalhes técnicos úteis aos profissionais do direito.

Não quero aqui fazer apenas um elogio ao livro, mas abordar o fato que livros como este estão escassos ainda no mercado.

Pesquisando, encontramos mais um ou outro autor que se atreve a tocar no assunto.

É um assunto novo, instiga a curiosidade. Apesar de ser novo na mídia, pois os conceitos do processo eletronico e sua organização já vem sendo traçados há quase anos.

Agora, porque ler sobre este tema?

Um dos principais motivos que saliento é que este tema – que hoje está no início e muito se especula sobre ele – será a realidade de amanhã do dia a dia do advogado.

Poucos advogados usam efetivamente o processo eletronico hoje. A maioria ainda adota papel, mesmo quando tem a opção de escolher entre o papel e o peticionamento eletronico.

Muitos tem medo de enviar os arquivos e o judiciário não receber. Engraçado este ponto: Não tem medo que os papéis de milhares de processos dentro dos cartórios se percam, mas tem receio que um arquivo em pdf possa ser deletado e não juntado ao processo.

Voltando a resenha, o livro inicia com um histórico do processo eletronico, passa a uma análise prática bem interessante dos artigos da lei e tem um ponto crucial: uma análise da posição de cada tribunal federal e estadual sobre o processo eletronico.

Esta minúcia de visão de cada tribunal nos dá uma realidade muito interessante e verdadeira, sobre como está o processo eletronico no país.

Sabemos que estamos somente no início, mas percebemos claramente que Estados do Norte do país estão mais avançados que alguns do Sul, por exemplo. Podemos ver que alguns Tribunais ainda tendem a atitudes sem sentido técnico, a quererem cadastramento de senhas e usuários em detrimento da utilização da certificação digital.

Em suma, a obra vale a pena. Acesse aqui se quiser adquirir.

E para finalizar um recado: Não deixe para amanhã para começar a planejar a organização do seu escritório para o processo eletronico. É muito mais que um escaner bom ou um software de gerenciamento eletronico de documentos. O processo eletronico altera a rotina das pessoas e das funções do seu escritório.

Inicie o planejamento de 2011 com esta ideia clara: O futuro da advocacia está no processo virtual!

_______________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br

Anúncios

Marcado:

Um pensamento sobre “Resenha: Livro sobre Processo Eletrônico

  1. Marcelo Duarte 10 de dezembro de 2010 às 10:50 Reply

    Esse livro foi muito bem indicado pelo http://www.ged.net.br
    O processo eletrônico é o caminho para uma justiça eficiente, rápida e justa!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s