Olá, em que posso ajudar?

Hoje é dia 30 de Setembro, dia da secretária. Você já cumprimentou a sua hoje? Ainda não? Deveria. Esta profissão além de bela é fundamental para qualquer negócio ser eficiente.

O título do post é uma reflexão sobre uma das importantes atribuições da secretária para o negócio: Ela é o elo de contato entre o cliente e o atendimento deste cliente.

É através da secretária muitas vezes que o cliente tem a primeira “hora da verdade” com o seu negócio.

Como assim?

Ele chega no seu escritório e é recebido com um sorriso, um belo BOM DIA/BOA TARDE!, em que posso lhe ajudar? Assim que o cliente explica seus motivos, ela repassa o mesmo para uma sala, lhe oferece água e café e informa que em instantes ele será atendido.

Se você leu o parágrafo acima e achou banal, simples e óbvio, cuidado.

Em muitos lugares em que o sócio/diretor/gerente pensa que tudo sempre acontece assim, vislumbramos pessoas de mau humor, sem educação, que ficam conversando entre si ao invés de atender e por aí vai.

Por este motivo, sempre que vou visitar um cliente novo pela primeira vez, faço as vezes de um cliente oculto. Chego, apenas digo meu nome, pergunto pelo Dr. fulano de tal e espero reações. Se não dou muitas informações, a secretária me atenderá ou me fará um interrogatório? Ela será gentil ou ficará agressiva com a minha atitude (pensada e racional, jamais de foro íntimo) de ser seco/objetivo/fechado?

Sem monitoramento, não podemos atingir nenhum objetivo e nem mesmo premiarmos os bons funcionários, pois não dá pra distinguir o joio do trigo.

Por óbvio, minha escrita é em relação a profissionais que sequer deveriam ser chamados de secretárias. Normalmente, encontramos pessoas com muita, mas muita paciência mesmo, com lida e traquejo de sair de situações difícies, com fala mansa e uma beleza que independe de idade, pois está na sua atitude.

Em resumo, a secretária é exatamente como a classe média: apanha do pobre e sofre com o rico, ou seja, o cliente maltrata e o chefe as vezes humilha e ela continua pagando os impostos e mantendo o país em dia, quer dizer, a secretária continua sorrindo e mantendo o negócio em que trabalha melhor a cada dia.

Parabéns a esta valorosa classe de trabalhadoras (temos poucos secretários homens) que fazem do negócio em que atuam um lugar melhor e mais habitável todos os dias!

_______________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
http://www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br

Todos direitos reservados.

Anúncios

Marcado:,

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s