Copa só em 2014?

Um interessante artigo foi publicado recentemente no portal do SEBRAE e compartilho com vocês um trecho do mesmo. Para ler na íntegra, clique aqui.

A oportunidade surge quando o empreendedor identifica e oferece uma solução para algo que as pessoas querem e não tem ninguém oferecendo. O objetivo deste post não é listar negócios que você pode abrir para atender a demanda, mas listar as maiores dificuldades que devemos enfrentar nos próximos 4 anos. Se identificar soluções para estes problemas ou para as conseqüências destes problemas poderá achar uma grande oportunidade.

1) Conclusão dos estádios no tempo correto – Isso vai gerar falta de mão de obra na construção civil; exigirá capacidade para entrega de serviços urgentes e feitos na hora.

2) Colapso dos aeroportos – atrasos em vôos irão gerar uma multidão de pessoas que terão que esperar sem ter o que fazer, com fome e sede; busca por transporte alternativo.

3) Atendimento de visitantes estrangeiros nas cidades sede – pessoas na cidade com pouco tempo e vontade de conhecer os principais pontos turísticos; a língua oficial será o inglês e do taxista ao cobrador de ônibus passando pelo balconista de lojas precisarão se comunicar com estes turistas; melhoria na hospitalidade do curitibano que tem fama de ser “fechado” para gente de fora; pessoas com fuso horário diferentes circulando 24 horas pela cidade; pessoas procurando os mais diversos serviços rápidos como costura, lavanderia rápida, assistência técnica para produtos de última geração.

4) Transporte urbano – pessoas precisando se deslocar de um lado para outro; dia de jogo com acesso restrito em uma grande área no entorno do estádio.

5) Comunicação e expressão – em 2014 teremos milhares de pessoass procurando soluções para se comunicar com ferramentas que neste momento ainda nem foram lançadas no mercado; busca constante por informações da cidade; todos os serviços devem ser ofertados na internet e precisaremos de alguém que faça o site e divulgue na internet; as pessoas desejam se expressar chamado a atenção das câmeras das TVs portanto procurarão fantasias e maquiagem diferentes; a comunicação mais expressiva da copa na África foi a “Vuvuzela” e no Brasil 2014 teremos que ter algo que simbolize a copa; os patrocinadores oficias serão os únicos que poderão divulgar suas marcas na cidade neste período e estas grandes marcas necessitarão de vários serviço.

6) Falta de mão de obra especializada – treinar pessoas pode custar muito para as empresas mas sem treinamento as empresas podem perder muito dinheiro portanto alguém terá que capacitar as pessoas para um atendimento com padrão mundial; para treinar tanta gente podemos usar a educação a distância na internet.

7) Segurança – aqui não pensamos na segurança que é responsabilidade do Estado neste período teremos muitas festas, muita bebida e tietagem nos hotéis e centros de treinamento; alguns turistas estarão apenas de passagem pela cidade e precisarão guardar sua bagagem e documentos.

Como você pode observar temos muitos problemas que ainda não tem solução e outro tanto sequer foi listado aqui, mas o espírito empreendedor do brasileiro pode garantir muitas soluções e boas oportunidades para ganhar dinheiro, afinal a copa deve movimentar mais de 150 bilhões de reais nestes 4 anos.

E na advocacia?

Você acha que as oportunidades somente acontecerão em 2014 em diante?

Um engano comum. Focar-se apenas no hoje e nas metas de curto e médio prazo. E as metas de longo prazo?

Então você pode se perguntar: Como fazer isto?

Apenas três dicas básicas:

1. Leia muito;

2. Critique muito;

3. Crie muito;

Leia muito.

Ler é o primeiro passo para que você possa estar conectado as oportunidades de mercado. Você lê? Ótimo. Mas, leia mais do que jurisprudências, jornais com foco jurídico ou empresarial, revistas semanais de variedades.

Leia sobre o mercado europeu, sobre as mudanças ocorridas nos Estados Unidos, leia sobre o que foi bom ou ruim na Copa da África.

Leia muito. Somente lendo criamos oportunidades.

Critique muito.

Criticar não significa ofender pessoas. Criticar significa pensar, raciocinar em cima dos fatos e procedimentos.

Se você lê bastante, deve criticar, analisar, pensar naquilo que lê.

Se leres sobre uma fusão de empresas, ótimo, uma notícia interessante. E se criticares esta notícia? Poderás encontrar uma oportunidade de mercado.

Vejamos o exemplo da copa. Você leu que as oportunidades estão ocorrendo agora, que muitas áreas estão em franca expansão. Ótimo. O que fazer com esta informação? Buscar na sua linha de atuação possíveis negócios em que você possa estar envolvido.

Lembre-se: O advogado está presente desde antes de nascer até depois que se morre, ou seja, é a profissão que mais pode perdurar na vida humana.

Construção Civil gera ações trabalhistas, análises de contratos, fusões e aquisições de empresas, oportunidades para atuais clientes seus estarem inseridos em negócios da Copa, enfim, muuuiiiitttas oportunidades!

Crie muito.

Não basta ler e criticar o que foi lido.

Tem que agir. Tem que buscar oportunidades. Tem que exercitar seus contatos.

Sim, isto mesmo!

A ação para criarmos algo está intimamente relacionada a ler, pensar/criticar a leitura e divulgar estas ideias aos possíveis interessados.

Como você pretende se comunicar até 2011? Sim, 2011, pois em 2014 o tempo já passou para a Copa.

Você já está nas redes sociais, tem site e um blog?

Como você pretende que os estrangeiros saibam da sua existência e possam contar com seus serviços?

Eu mesmo já fechei negócios com Portugal (leia aqui) através das redes sociais e por este blog.

O mundo pode estar atrás do seu serviço, especialidade e conhecimento. Se você ficar atrás da sua mesa, isto jamais irá acontecer.

Enfim,

Respondendo a pergunta, Copa só em 2014?

NÃO, lógico que não! As oportunidades da Copa e do mercado estão acontecendo todos os dias.

Leia, critique e crie. É o caminho para o sucesso!!!

Anúncios

Marcado:, ,

Um pensamento sobre “Copa só em 2014?

  1. […] This post was mentioned on Twitter by GestaoAdvBr, Gustavo Rocha and GestaoAdvBr, JusNavigandi Blogs. JusNavigandi Blogs said: Copa só em 2014? http://migre.me/15AuP […]

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s