Mudança, erro, audição, visão, correção= sucesso!

No dia 28 de Junho publiquei um post com o título Quando a mudança atrapalha? destacando o caso do hootsuite que atualizou a versão e perdeu funcionalidades. Leia o artigo aqui.

Pois bem.

Alguns dias após a publicação, resolvi voltar ao hootsuite para ver como andava e para minha surpresa havia uma tela inicial descrevendo justamente a solução do problema que relatei.

A empresa fez exatamente o que o título deste artigo pressupõe: fez uma mudança, errou, ouviu seus clientes, teve visão de negócio, corrigiu e voltou ao sucesso, estou usando novamente este gerenciador do twitter.

Por óbio, ululante, diáfano que não foi apenas meu pedido que fez esta mudança acontecer. Quiçá nem tenham lido meu pedido, afinal a perda da funcionalidade que relatei deve ter atingido muitos usuários.

Não importa. O importante foi a atitude, foi a visão e correção do problema.

No universo corporativo acontece a mesma questão.

A diferença entre o sucesso e o fracasso é tênue.

Se você mudar, verifique o que foi feito, faça uma análise do seu produto/serviço, peça aos clientes um retorno sobre a mudança, enfim, verifique se você errou.

Não pense que as críticas que receber é em relação a tua pessoa. Não é. O consumidor pode xingar o fabricante, mas está apenas externando que está insatisfeito com o produto, pois a marca lhe era importante e ele não aceita que uma marca importante possa produzir algo ruim.

Então, é neste momento que deves fazer a diferença.

Analise os pedidos de mudança, as críticas em relação aos serviços prestados, etc. Faça uma análise racional, sem o emocional.

Se perceberes que a mudança atrapalhou, oferte a possibilidade de voltar atrás, afinal, errar é humano e persistir no erro é que é burrice.

Assim, se errou, escute seu cliente.

Aprenda a ter visão do negócio. Da importância do seu produto ou serviço ao cliente. Em meus projetos de consultoria, por exemplo, perguntas que todo dia na semana em que visito meu cliente penso: “Será que meu trabalho é útil a ele? Será que posso fazer melhor? Será que ele está satisfeito?” Precisamos das respostas para crescer e evoluir.

Portanto, tenha visão do seu negócio como um todo para corrigir aquilo que está errado ou não satisfatório.

É justamente com os sentidos que podemos traduzir nosso negócio num caso de sucesso.

Pense e repense seu negócio diariamente. Permitir uma rotina achando que o sucesso é eterno, é o primeiro passo para o fracasso.

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2 pensamentos sobre “Mudança, erro, audição, visão, correção= sucesso!

  1. […] This post was mentioned on Twitter by GestaoAdvBr. GestaoAdvBr said: Mudança, erro, audição, visão, correção= sucesso! – http://ht.ly/2809x […]

  2. […] Em Julho de 2010 escrevi sobre o Hootsuite, um portal na internet que permite gerenciar várias contas de twitter. Naquela ocasião, eles haviam retirado uma funcionalidade do sistema deles e depois de duas semanas voltaram a colocar, o que rendeu elogios pela atitude. Leia o artigo aqui. […]

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